PARTICIPE
ARTES PLÁSTICAS
E MANUAIS
Nayò
Oficina: "Experimentação com barro e introdução à cerâmica utilitária”
Compreendendo a necessidade de valorizarmos a cultura africana e sua relação com as artes plásticas e manuais, a oficina propõe o manuseio de materiais e técnicas introdutórios para a produção da cerâmica utilitária.
Dia: 08/11
Hora: das 14h00 às 16h00
Local: Centro Cultural do Taboão
Endereço: Av. Dom João VI, 1393 - Taboão, Diadema - SP, 09940-150
Nayò é artista plástica autônoma original de São Paulo - SP. Residiu no estado de Alagoas por quatro anos, onde estudou Arquitetura e Urbanismo na UFAL, Universidade Federal de Alagoas. Participou dos projetos “Ciclos Visuais”, em 2020, e "Contra-quebranto", em 2021, tendo pintado coletivamente diversos murais na cidade de Maceió. De volta à Grande São Paulo, participou da Mostra de Artes e Cultura de Diadema, na categoria artes visuais. Em 2020, iniciou seus estudos em cerâmica. Espiritualidade, processos meditativos transformadores, feridas e atravessamentos em caminhos de cura, reconhecimentos e afirmações de si, bagagens culturais variadas e simbologias afro-religiosas estão na base de sua produção.
RITMOS
Leandrinho Vieira
Oficina: Revivendo a cultura através da capoeira
A oficina tem o intuito de apresentar para os participantes da atividade um pouco da cultura da capoeira. Por meio do canto e de seu caráter lúdico, o projeto abrange todas as faixas etárias. A forma objetiva da oficina busca fazer com que os participantes tenham um conhecimento básico da capoeira, na teoria e na prática.
Dia: 09/11
Hora: das 14h às 16h
Local: CEU Paraisópolis
Endereço: Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n, Jardim Parque Morumbi, São Paulo - SP - CEP: 05712-040
Leandro Vieira, Percussionista e Contramestre de capoeira, iniciou seus estudos musicais ainda criança. O primeiro contato foi com o berimbau, mas foram os tambores que despertaram a sua maior paixão. Contramestre Leandro iniciou na Capoeira no ano de 1986 na cidade de Santo André\SP, na Associação de Capoeira Luandaê, onde também foi professor. De 1990 a 2010, participou de vários campeonatos da Federação Paulista de Capoeira, sendo invicto e destaque técnico. Como divulgador e mediador cultural da capoeira, desde 2011, Leandro produz eventos e ações culturais voltadas para a população em geral e para professores da atividade, onde procura homenagear os mestres e integrar as vivências. Como percussionista, trabalhou com Maria Madalena, Ladodalua, Samba de Roda de Mestre Maurão e Mestre Dalua, Griot. Gravou DVDs e tocou com diferentes artistas e bandas, além de viajar em turnês no Brasil e no exterior. Fundador do bloco Os Capoeira e da Casa de cultura os Capoeira, ministra aulas de Percussão, com destaque para os ritmos afro-brasileiros (Capoeira, Ijexá, Congo, Barrevento, Cabula ou Samba de roda, Frevo, Baião, Jongo entre outros). É um dos idealizadores do Projeto ÓWINY e ganhou o Prêmio APCA pelo Musical "Bento" - Melhor Trilha Musical Original -, onde atuou como Produtor Musical, músico percussionista e ator nas apresentações. Trabalha também com o bloco Explode Coração, que homenageia Maria Betânia, como Produtor Musical e músico percusionista, além de desenvolver um trabalho de capoeira em Santo André, no clube dos aposentados.
AUDIOVISUAL E
NOVAS TECNOLOGIAS
Murilo Santana
Oficina: Concept Art - Seu reflexo nos games
Workshop voltado para criação de personagens pretos e periféricos na indústria de games. Nesta aula será discutido o papel do negro dentro desses espaços e como construir de maneira fidedigna sua personagem.
Dia: 09/11
Hora: das 15h às 17h
Local: Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: R. Raimundo Eduardo da Silva, 138 - Jaçanã, São Paulo - SP, 02281-213
Murilo Santana, 25 anos - trans preto - nascido e criado no Campo Limpo. Ilustrador, técnico em Multimídia, arte educador, produtor audiovisual e cultural. Formado em GameDesign pela FMU, Designer e GameDev pela SAGA. Mediador Cultural em atividades de Ludificação nos espaços do SESC, além disso, é Diretor de Arte do Hub Criativo Solano, extensão da Agência Solano Trindade, atuante e propulsora de projetos com impacto social nas quebradas da Zona Sul de São Paulo. Contemplado pelo Edital Programa Criatividades, atuou no equipamento Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes onde ministrou oficinas de criação de jogos de tabuleiro a partir de narrativas periféricas. Também participou como educador em eventos como a Campus Party, PerifaCon, Semana Literária Senac e a Semana das Juventudes.
HIP HOP
Osmar Fusion
Oficina: Iniciação às Danças Urbanas
A oficina parte da imersão nas danças sociais dos anos 70 e 80 para depois fazer uma iniciação aos movimentos da dança Locking, dança de rua associada ao hip hop.
Dia: 10/11
Hora: das 14h00 às 16h00
Local: CEU Paraisópolis
Endereço: Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n, Jardim Parque Morumbi, São Paulo - SP - CEP: 05712-040
Praticante e estudante das Danças Urbanas e da Cultura Hip Hop há 30 anos, começou em grupos de danceteria na cidade de São José dos Campos, SP, passando também por grupos independentes e participando de festivais por todo o país. Fez cursos com coreógrafos do Brasil, da Itália, do Canadá, da França, dos Estados Unidos, do Japão e da Espanha, chegando a dar aulas em Barcelona por dois anos. Já realizou trabalhos para marcas de moda e estilo na São Paulo Fashion Week (Cavalera, Red Nose, Risca, Oscar Model). Fez trabalhos na Rede Globo (no seriado "Aline") e em comerciais para a TV. Participou dos videoclipes do Rapper Eduardo NDJ, de SP, e de Rincon Sapiência (para a Budweiser). Realizou trabalhos como arte educador nos Programas Vocacional, Fabricas de Cultura, Território Hip Hop e Arte nos Bairros. Fundador da Cia Fusion Funk, atua como dançarino e coreógrafo. Produtor Cultural e Empreendedor, é dono da marca Life Style.
GASTRONOMIA
Aline Chermoula
Oficina: Preparando um prato da culinária ancestral
A atividade propõe a demonstração das técnicas de cozimento e a seleção dos ingredientes na preparação de um prato ancestral, destacando a contribuição da cultura culinária dos pretos na formação da cozinha brasileira.
Dia: 11/11
Hora: das 14h30 às 16h30
Local: Casa Anastácia
Endereço: Endereço: Rua Areia da Ampulheta, 101 - Castro Alves - Cidade Tiradentes - CEP: 08474-110
Aline Chermoula é chefe de cozinha, escritora, professora e pesquisadora da cozinha ancestral afrodiaspórica, chef proprietária da Chermoula Cultura Culinária, professora na Gastromotiva e colunista na Vogue Brasil. Há mais de 20 anos trabalha com alimentação e há 13 pesquisa sobre cultura afro-americana. Sua luta é pela valorização da contribuição da cultura culinária dos pretos na formação da cozinha brasileira.
TEATRO
Thaís Dias
Oficina "Corpo Passagem: uma vivência Artística a partir de memórias e prospecções de Corpas Pretes"
A oficina propõe uma vivência Artística, um convite para um mergulho onde investigaremos as potencialidades de corpas prestes a partir da preparação de Corpo e Voz, Jogo Cênico e do resgate de Memórias e Narrativas pessoais.
Vamos protagonizar nossas histórias?
Venha pra essa vivência com roupas leves que possibilitem uma movimentação Livre.
Dia: 11/11
Hora: das 15h00 às 17h00
Local: CEU Paraisópolis
Endereço: Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n, Jardim Parque Morumbi, São Paulo - SP - CEP: 05712-040
Artista piracicabana, Thaís é atuante nas artes como Atriz, Figurinista, Produtora Cultural, Arte Educadora e Diretora Artística; é formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André-ELT (2009). Atriz do Grupo de Teatro Forfé, Coletivo Quizumba. Atua também nos Espetáculos: “LOAS” da Corpórea CIA de Corpos 2021, “Mulheres dos cabelos Prateados” 2021, e no Projeto “A Morte da Estrela” 2022. Figurista Parceira das CIAs: Grupo Forfé de Teatro, Pessoal do Faroeste, Coletivo Quizumba, Zona Agbara, Combate Coletivo de Artes Preta, Coletivo Sementes. Cantora nos Espetáculos de Repertório da Cia Treme Terra; e da Cia Zona Agbara. Diretora Artística das obras "Degredo" em 2015, “Histórias Pretas” de Zanza Capelari em 2021, “IRETI” de Ingrid Alecrim 2021, e “Cavalos Pretos sāo Imensos” de Barbara Esmenia montagens em andamento, 2022. Atualmente, se dedica ao processo criativo de seu Solo temporariamente intitulado "Camadas da PELE /ou/ Parir a si mesma", onde investiga sua Negritude, Pele, Feminismos e Maternidade/Matriarcado.
LITERATURA
Priscila Obaci
Oficina: Vivência de escrita criativa para mães
A oficina utiliza danças e jogos teatrais e propõe a sensibilização e o empoderamento das mães por meio da escrita de poesias. Priscila Obaci é atriz, dançarina, educadora e poeta. Formada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC – SP) e Pós Graduanda em Musicalização infantil, é também Professora da Dança Materna. Co-fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra, participa também do grupo Umoja, companhias que realizam criações cênicas híbridas (teatro/dança/música) com base na pesquisa das culturas de matrizes africanas. É autora de “Poesias Pós Parto”, pela editora Oralituras, livro no qual fala sobre a experiência da Maternagem Preta e periférica.
Data: 17/11
Hora: 15h00 às 17h00
Local: CEU Paraisópolis
Endereço: Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n, Jardim Parque Morumbi, São Paulo - SP - CEP: 05712-040
Priscila Obaci é atriz, dançarina, educadora e poeta. Formada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC – SP) e Pós Graduanda em Musicalização infantil, é também Professora da Dança Materna. Co-fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra, participa também do grupo Umoja, companhias que realizam criações cênicas híbridas (teatro/dança/música) com base na pesquisa das culturas de matrizes africanas. É autora de “Poesias Pós Parto”, pela editora Oralituras, livro no qual fala sobre a experiência da Maternagem Preta e periférica.